Enfermagem

O curso Técnico em Enfermagem compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Abrange ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco e programas de educação ambiental. Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, provendo apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo saúde-doença de indivíduos, bem como propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais. Pesquisa e inovação tecnológica, constante atualização e capacitação, fundamentadas nas ciências da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais, são características comuns deste eixo. Ética, biossegurança, processos de trabalho em saúde, primeiros socorros, políticas públicas ambientais e de saúde, além da capacidade de compor equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade, caracterizam a organização curricular destes cursos.

POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

O profissional Técnico em Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde–doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

Duração
18 meses
PERÍODO
Matutino / Noturno / Vespertino
MATRÍCULA
R$ 50,00
Polo / Unidade
Itaúna
Módulo I
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Anatomia e Fisiologia Humana880
Psicologia e Ética Profissional440
Biossegurança na àrea hospitalar880
Carga horária total módulo I20200
Módulo II
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Infecção Hospitalar440
Saúde Pública880
Primeiros Socorros880
Carga horária total módulo II20200
Módulo III
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
História e Fundamentos de Enfermagem880
Saúde Mental660
Semiologia660
Carga horária total módulo III20200
Módulo IV
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Farmacologia Aplicada à Enfermagem880
Microbiologia e Parasitologia880
Nutrição Aplicada à Enfermagem440
Estágio-200
Carga horária total módulo IV20400
Módulo V
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Saúde do Adulto880
Saúde da Mulher660
Saúde/Criança e Adolescente660
Estágio-200
Carga horária total módulo V20400
Módulo VI
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Assistência de Enfermagem a Pacientes em Estado Grave880
Cuidado Multidisciplinar440
Saúde do Idoso880
Estágio-200
Carga horária total módulo VI20400

Formar técnicos em enfermagem atuantes no planejamento, coordenação, operação e atendimento das operações de saúde e processos laboratoriais.

Para ingressar no curso técnico em Enfermagem, o candidato deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio e apresentar documentos comprobatórios de sua conclusão até o final do curso ou o histórico escolar no ato da matrícula.

O aluno deve ser capaz de colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias, promover ações de orientação e preparo do paciente para exames, realizar cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros.

POLOS ITAÚNA

Atos legais do curso
Autorização de funcionamento:Parecer. Nº 352/2016
Portaria. Nº 834/2016.