Radiologia

curso técnico em Radiologia oferecido pelo Colégio Cotemar pertence ao eixo tecnológico ambiente e saúde, que compreende tecnologias relacionadas a realização de exames radiográficos convencionais. Processamento de filmes radiológicos, preparação de soluções químicas e organização da sala de processamento. Prepara o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultra-sonografia. Auxilia na realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia. Acompanha a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob supervisão profissional pertinente.

O profissional formado neste curso será capaz de trabalhar com serviços de radiologia e diagnóstico por imagem em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde.

Duração
18 meses
PERÍODO
Matutino / Noturno / Vespertino
MATRÍCULA
R$ 50,00
Polo / Unidade
Abaeté / Itaúna
Módulo I
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Anatomia e Fisiologia Humana880
Psicologia e Ética Profissional440
Biossegurança na àrea hospitalar880
Carga horária total módulo I20200
Módulo II
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Infecção Hospitalar440
Saúde Pública880
Primeiros Socorros880
Carga horária total módulo II20200
Módulo III
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Proteção Radiológica660
Química Radiológica660
Técnicas Radiológicas880
Estágio-100
Carga horária total módulo III20300
Módulo IV
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Mamografia880
Exames Contrastados880
Física Aplicada à Radiologia440
Estágio-100
Carga horária total módulo IV20300
Módulo V
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Tomografia880
Patologia Geral660
Ressonância Magnética660
Estágio-100
Carga horária total módulo V20300
Módulo VI
CARGA HORÁRIA
Carga horária (semanal)Carga horária (semestral)
Radiologia Odontológica880
Radiologia Veterinária880
Metodologia da Pesquisa em Radiologia440
Estágio-100
Carga horária total módulo VI20300

O curso técnico em Radiologia está destinado a habilitar profissionais para atuar em: Prontos-socorros, clínicas, hospitais, centros de saúde (particulares ou públicos), aeroportos, empresas de comercialização e de assistência técnica de aparelhos.

Para que o candidato ingresse no Curso de Técnico em Radiologia deve ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e comprove conclusão no ensino médio no ato da matrícula.

Ao final do curso de Técnico em Radiologia, o aluno deverá ser capaz de:

• Aplicar técnicas de anamnese, utilizando formulários adequados, quando for o caso, empregando e interpretando a terminologia específica da área.

• Realizar o preparo psicológico do cliente/parceiro, no sentido de obter sua colaboração e minimizar o estresse durante o procedimento.

• Colocar o paciente na posição adequada para visualização dos órgãos a serem diagnosticados.
• Selecionar os elementos e/ou órgãos mais significativos a serem visualizados no diagnóstico por imagens, de acordo com a suspeita clínica.

• Realizar a orientação do cliente/parceiro, quando do agendamento do exame, no sentido dos cuidados e/ou restrições que devem preceder o procedimento.

• Administrar os meios de contraste radiológicos pelas diversas vias, de acordo com preceitos médicos, com vistas à prevenção de intercorrências.
• Efetuar a aquisição de imagens segundo protocolos e normas técnicas.

• Ajustar os fatores geométricos que interferem na qualidade da imagem.
• Aplicar técnicas radiográficas na aquisição de imagens, conforme solicitação médica.

• Aplicar técnicas radiográficas em crianças, identificando e aplicando estratégias de manejo do cliente/paciente pediátrico com vistas à obtenção de imagens sem borramento.

• Aplicar os principais posicionamentos radiográficos de membros superiores e inferiores, do crânio e face e da coluna vertebral.
• Proceder a exames especializados, utilizando os mecanismos fisiológicos do sistema em questão, na aquisição das imagens radiológicas.

• Selecionar as técnicas radiológicas e o posicionamento mamográfico de acordo com as diferentes patologias associadas ao tecido mamário.

• Aplicar técnicas para processamento de imagens digitais por meio da operação adequada de equipamentos de radiodiagnóstico.
• Executar a manipulação da imagem através de algoritmos que permitam a variação de brilho e contraste de modo a assegurar a clareza da mesma.

• Proceder ao processamento e revelação das imagens digitais.
• Caracterizar os meios de contrastes radiológicos, sua ação e efeitos colaterais e sua respectiva atividade nos diferentes locais de ação no organismo humano.

• Caracterizar as formas de contaminação e infecção hospitalar visando à prevenção do choque pirogênico na administração intravenosa de meios de contraste radiológicos.

POLOS ITAÚNA

Reconhecimento do Curso

Atos legais do curso
Autorização de FuncionamentoParecer. Nº 361/2014
Portaria. Nº 571/2014
Reconhecimento do CursoParecer. Nº 967/2015
Portaria. Nº 149/2016