Obtenha registro com uma formação técnica profissional estudando em casa. Saiba como

redacao | 20 junho, 2017

O mundo anda corrido e você não tem tempo para frequentar uma faculdade? Apesar de isso ser mais comum do que imaginamos, já não é mais desculpa para você deixar de estudar. A  formação técnica profissional é uma excelente opção e pode, com certeza, mudar a sua vida para melhor. É possível conseguir sucesso acadêmico e procurar por melhores ofertas de emprego estudando em casa.

A resposta para esse problema é o EaD, ou Ensino a Distância. Uma modalidade de ensino que engloba a formação superior e pós-graduação, e que é feita como o nome sugere: sem a necessidade de presença diária em sala de aula.

Formação técnica e profissional

O EaD é perfeito para quem sonha com a formação técnica profissional mas não tem disponíveis os horários “habituais” para participar de uma turma universitária tradicional. Quem trabalha o dia todo, à noite, ou tem compromissos nos momentos em que as faculdades promovem suas aulas, pode optar pelo EaD e criar seus próprios horários de estudo.

As aulas são ministradas pela internet e, em muitas modalidades de EaD, o aluno só comparece à instituição de ensino para realizar as provas. Algumas vezes, até as avaliações podem ser feitas nos moldes da aprendizagem à distância. Dessa forma, cada um pode estudar nos momentos que lhe são mais apropriados, acompanhando matérias através de salas de aula virtuais, apostilas e vídeos.

E a melhor parte é que, mesmo à distância, é possível ter contato próximo com professores e colegas de turma. O EaD permite a interação entre os alunos e os mestres da mesma forma que aconteceria caso estivessem todos em uma aula presencial. Você pode ter seu grupinho de amizades mesmo que vocês não se vejam todos os dias.

 

Como tirar o melhor proveito do EaD

Ainda que o EaD seja uma boa opção para formação técnica e profissional de quem não tem tempo ou dinheiro para frequentar uma faculdade tradicional, essa não é uma modalidade mais fácil que as demais. É preciso muita disciplina e foco para ter sucesso estudando de casa.

Isso porque é fácil se desleixar quando é você mesmo quem faz seus horários: se hoje você não está afim de ver aula, amanhã você vê duas e recuperar o tempo perdido. Mas amanhã também pode não estar com vontade e… antes que perceba, o que era só uma “falta” acaba virando uma imensa bola de neve.

Aí, o conteúdo a ser estudado vai se armazenando num canto do dia, sem nenhuma prioridade, é o momento das provas pode surpreender de forma negativa. A melhor maneira de conseguir tirar o melhor proveito do EaD é tornando os estudos a parte mais importante da sua vida, assim como você faria em qualquer instituição de ensino presencial.

Separe, todos os dias, um momento propício que seja voltado apenas para o acompanhamento das aulas e desenvolvimento das atividades propostas – e não deixe que nada no mundo atrapalhe essa rotina. Com foco e disciplina, sua formação técnica e profissional estará perto de passar de sonho para realidade.

 

Número de registro profissional

Em algumas profissões, não basta simplesmente se formar para exercer a profissão escolhida, torna-se necessário obter um cadastro na entidade responsável pela sua categoria (CREA, COREN, CRP, etc) ou pelo Sistema de Registro Profissional (SIRPWEB) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

Após aprovação de cadastro, você recebe um registro, exigido pelas empresas antes da contratação do profissional. Esse registro mostra que você é um profissional habilitado e tem todas as informações necessárias para exercer suas atribuições.