Perguntas frequentes

Perguntas frequentes Cotemar

Tire suas dúvidas sobre os cursos técnicos do Cotemar, por meio das perguntas frequentes.

Para aprovação em cada módulo o aluno deve ter média final igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).
- Para o curso técnico em Radiologia a idade mínima exigida é de 18 (dezoito) anos completos no ato da matrícula. - Para os demais cursos técnicos a idade mínima exigida é de 15 (quinze) anos completos no ato da matrícula.
Os cursos técnicos Cotemar são devidamente autorizados pela SEE – Secretaria de Estado de Educação e CEE – Conselho Estadual de Educação e são devidamente cadastrados junto ao SISTEC/MEC (acesse: http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino#)
Para o curso técnico em Radiologia o aluno deve ter concluído o Ensino Médio e apresentar o histórico escolar no ato da matrícula. Para os demais cursos técnicos o aluno poderá estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio e deverá apresentar declaração de matrícula no ato da matrícula.
O estágio é obrigatório para os cursos técnicos que em seu plano curricular contenham essa disciplina. O aluno poderá iniciar o estágio a partir do segundo módulo do curso e a carga horária exigida varia de 100 (cem) a 600 (seiscentas) horas, conforme o curso escolhido.
Para os cursos técnicos que contenham em seu plano curricular a disciplina estágio, sendo na área da saúde, o aluno realizará o mesmo em instituições conveniadas, sendo de outras áreas fica a cargo do aluno conseguir seu próprio estágio.
Ambas as partes (escola/empresa e empresa/aluno) devem ter Termo de compromisso de Estágio e Termo de Convênio de Estágio devidamente assinados.
  • 01 foto 3x4 recente
  • CPF
  • Carteira de Identidade
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Título de Eleitor
  • Certificado de Reservista, quando do sexo masculino
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou Declaração de Frequência, quando estudante do a partir do 2º ano.
É um curso de nível médio que objetiva capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Este curso é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do ensino médio.
A matrícula será efetivada após assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, pagamento da taxa de matrícula e entrega de todos os documentos na secretaria do Colégio.
  • Na forma integrada, o aluno, com uma única matrícula, frequenta curso cujo currículo foi planejado reunindo os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional.
  • Na forma concomitante, ocorre uma complementaridade entre o curso técnico e o ensino médio. Nesta modalidade o aluno tem duas matrículas.
  • Na forma subsequente, o aluno, ao se matricular no curso técnico, já concluiu o ensino médio.
Aulas de 2ª a 6ª feira de 19h00min às 22h30min.
Para os cursos à distância as aulas são sábados de 15 em 15 dias de 08h00min às 17h00min
O valor total do curso é dividido em parcelas de acordo coma duração do curso escolhido. O pagamento será efetuado exclusivamente através de boleto bancário com vencimento todo dia 10 (dez) de cada mês.
A taxa de inscrição deve ser paga no ato da matrícula (online ou presencial) no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para cursos presenciais e R$ 120,00 (cento e vinte reais) para cursos à distância.