Saiba o que faz um técnico em logística e descubra se essa área é boa para você

redacao | 31 julho, 2017

Se você é um estudantes de nível médio e está pensando em cursar um ensino técnico, já pensou na possibilidade de ser um técnico de logística?

Conheça o que faz um técnico de logística e outras informações, neste post, que podem ser de grande auxílio para alguém que se interesse em seguir neste mercado.

O que é um técnico de Logística

O papel dos técnicos de logística é extremamente importante. O objetivo principal de ter técnicos de logística é assegurar que todos os suprimentos e equipamentos para um determinado local serão atendidos. Isso geralmente envolve a escolha, pedido e distribuição de equipamentos importantes.

A importância de um  técnico de Logística nas empresas

Um técnico de logística se faz extremamente necessário dentro das empresas pois são eles que mantêm a melhor organização, fazem com que todos os suprimentos e equipamentos sejam contabilizados quando se faz inventários, lembrando que tais relatórios de inventário devem ser preenchidos com a maior precisão possível para que todos no local específico obtenham os suprimentos de que precisam.

Se determinados fornecimentos forem baixos, os técnicos de logística devem poder ordená-los antes que eles acabem. Em muitos casos, os técnicos de logística transportaram pessoalmente equipamentos importantes para o próprio negócio. Isso pode exigir uma licença para dirigir um caminhão comercial no caso de haver uma grande quantidade de suprimentos. Uma vez que o equipamento está no local, os técnicos de logística devem trabalhar em equipe para garantir que todos os suprimentos sejam distribuídos aos departamentos corretamente.

Outras habilidades necessárias aos técnicos de logística

  • As habilidades com a entrada de dados em softwares de gestão logísticos são uma bastante necessários pois registros precisos de todos os suprimentos comprados e entregues devem ser mantidos de forma a possibilitar a empresa acessar estes dados para posterior análise com objetivo de se implementar melhorias na organização.
  • A capacidade de lidar com cálculos matemáticos simples também é importante porque os técnicos de logística devem garantir que todo o equipamento comprado esteja dentro do orçamento da empresa. A localização da posição específica é importante para determinar quais outras habilidades são necessárias para serem eficientes no trabalho.
  • Se o técnico de logística estiver trabalhando em um hospital, algumas qualificações médicas podem ser necessárias, como uma certificação de fornecedor de cuidados de saúde em CPR, (Ressucitação Cardiopulmonar).
  • Se o trabalho estiver em um armazém, técnicos de logística podem ter que ser certificados para dirigir e operar uma empilhadeira.
  • Existem muitas empresas que precisam de seus suprimentos e equipamentos atendidos.

Portanto, técnicos de logística são uma parte vital da empresa.

O que ensina o curso técnico de Logística

O curso de logística e de nível médio. A seguir algumas das disciplinas que capacitam aos estudantes para a serem profissionais que lidam diariamente com grandes responsabilidades dentro da organização:

  • Estimativa de custos logísticos
  • Legislação e tributação de logística
  • Implementação de procedimentos de qualidade e segurança do trabalho
  • Desenvolvimento e uso de bancos de dados de sistemas para rastrear, armazenar e analisar dados logísticos.
  • Auxílio na aquisição de suprimentos e materiais, no transporte de mercadorias
  • Gerenciamento de pessoas e de veículos da organização.
  • Gerenciamento o inventário e acompanhar itens ainda no envio.
  • Recebimento, montagem, embalagem e envio de pacotes, realizando inventário e controle de material.

E então, gostou das informações sobre o que faz um técnico em logística, até aqui? Saiba mas sobre esse curso e garanta o seu sucesso profissional.