Registros do Cotemar

Os cursos técnicos do Cotemar são reconhecidos e autorizados pela SEE – Secretaria Estadual de Educação e CEE – Conselho Estadual de Educação e devidamente regulamentados pelo MEC. Além de possuir as autorizações de áreas técnicas específicas como o CREA MG, COREN e CONTER.

SEE – SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

MISSÃO

A Secretaria de Estado de Educação tem por finalidade planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado relativas à garantia e à promoção da Educação, com a participação da sociedade, com vistas ao pleno desenvolvimento da pessoa e a seu preparo para o exercício da cidadania e para o trabalho.

 

AÇÃO

Formular e coordenar a política estadual de Educação e supervisionar sua execução nas instituições que integram sua área de competência.

 

VALORES

Ética – Transparência –  Efetividade –  Inovação

 

CREA-MG

O Crea-MG é um órgão público que surgiu da necessidade de regulamentar o exercício e a atividade de algumas profissões ligadas ao desenvolvimento, já que nasceu em 1934 (23/04), momento de construção do estado brasileiro.
Ao longo de seus mais de 70 anos, o Crea-MG foi construindo uma identidade organizacional. Sua instância máxima é um plenário composto por representantes de entidades de classe e instituições de ensino.
Talvez seja por isso a confusão no entendimento do verdadeiro papel do Conselho.
É comum a crença de que o Crea tenha a mesma missão das entidades de classe, mas o Conselho enquanto órgão público, defende as profissões como bens da sociedade.
Já as entidades têm como papel legal a defesa do profissional nos seus direitos e prerrogativas individuais.

 

COREN

O Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais – COREN-MG é órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional da enfermagem. Está subordinado ao Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

         SEDE E FORO: Em Belo Horizonte (MG)
         JURISDIÇÃO: Todo o território do Estado de Minas Gerais.

 

CONTER

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), criado em 4/6/1987 normatiza, habilita e fiscaliza o exercício das técnicas radiológicas no Brasil.

 

 

Mantenedora: